PERIODONTOLOGIA

A Periodontologia é a especialidade responsável pela saúde do tecido de sustentação e suporte dos dentes (gengiva, osso alveolar e ligamento periodontal). Tem como propósito o tratamento das doenças periodontais - gengivite e periodontite - causadas por bactérias que se acumulam ao redor dos dentes.

INFLAMAÇÃO GENGIVAL


Na higiene oral, muitas pessoas têm um ligeiro sangramento gengival ou irritação e não dão importância. O problema é que estes sintomas são o início que podem gerar danos irreversíveis. Não é por acaso que a doença periodontal é a segunda patologia mais comum em humanos.

PERIODONTITE


De facto, uma inflamação da gengiva não tratada leva à periodontite – doença muito agressiva e difícil de reverter que causa perda de dentes.

SINTOMAS MAIS COMUNS


- Sangramento ao escovar os dentes ou a mastigar;
- Inflamação e/ou vermelhidão nas gengivas;
- Sensibilidade na higiene oral;
- Mau hálito recorrente;
- Retração gengival – afastamento da gengiva, expondo a raiz do dente.

TRATAMENTO


Nas consultas de Periodontologia, realiza-se um diagnóstico, seguido de rigorosos processos de higienização das superfícies dentárias. Nos casos mais simples, realiza-se apenas uma destartarização e nos mais severos, onde se observe tártaro aderido às raízes, opta-se por um alisamento radicular.